Chef Murakami Inaugura Espaço Minimalista

Chef Murakami Inaugura Espaço Minimalista
A volta de uns melhores chef da Gastronomia Oriental com espaço Minimalista , Murakami

Em termos gastronômicos, elevar e respeitar o ingrediente por meio de sua culinária autoral é o que o chef Tsuyoshi Murakami propõe-se a fazer em seu novo espaço, Murakami, que abriu suas portas em agosto, no Jardins. No entanto, acompanhado da esposa Suzana e do filho Jun, Murakami quer ir além: em um balcão onde atende apenas 12 clientes por vez, ele quer se sentir em casa, ensinando e aprendendo em encontros em torno do comer e beber. O cardápio é vivo, nasce e morre a cada noite, e parte sempre dos melhores ingredientes do dia, que nas mãos do chef se transformam sem perder identidade e sabor. No espaço minimalista destaca-se o balcão linear, em que todo o serviço é feito de dentro para fora, sem garçom. O cliente vê cada prato ser preparado, montado e finalizado à sua frente. O ato de partir do nada, do vazio – representado pelo ideograma Mu, presente na marca do novo restaurante – é uma das premissas do cardápio que muda diariamente e reflete o apreço de Murakami em partir de poucos elementos, criar nuances e chegar a novas sensações ao paladar, sempre dialogando com as tradições da gastronomia japonesa.

No roteiro a ser degustado, os comensais podem encontrar o atum bluefinn em um duo com missô e umeboshi (conserva de uma espécie de ameixa), por exemplo. Já as ovas frescas da tainha fazem contraponto às de salmão e ouriço, que podem vir acompanhadas de ovo cozido em baixa temperatura. Vieiras e ostras cruas podem surgir em trios, sendo cada unidade temperada de uma forma.

Duo de Atum
foto PEU_REIS

Seguindo uma tradição de família, a sobremesa fica por conta de Suzana Murakami com seu clássico Motchi, um bolinho de arroz glutinoso. Na casa, é preparado de forma tradicional, diariamente, poucas horas antes do início do serviço e aparece com recheios de chocolate em diferentes versões, como o blend de ao leite e meio amargo, ou a novidade ruby. Tradicionalmente servido em festas e celebrações, é acompanhado de chá ou café especial. O menu pode ser harmonizado com sugestões do sommelier Ricardo Santinho, que normalmente inclui saquês e vinhos, alguns deles exclusivos servidos também em taça.

Apreciador das artes, Murakami compõe o ambiente em harmonia à sua cozinha – trilha sonora, iluminação e decoração têm sinergia com a proposta gustativa, em um ambiente de 200 metros quadrados, os clientes têm à disposição o lounge bar e o balcão para degustação. Com um primeiro serviço às 18h e outro, às 21h, o Murakami atende a perfis e demandas distintas todas as noites.

SERVIÇO
Rua Alameda Lorena, 1186, Jardim Paulista
Telefone: 3064-8868
Funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 18h às 23h

Compartilhe nas redes sociais!

0 Comments Join the Conversation →


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *