Na semana passada foi realizado jantar de  lançamento dos vinhos portugueses da Herdade do Sobroso no restaurante Cantaloup Living Room e teve presença do enólogo Felipe Teixeira. A quinta fica localizada na Vidigueira, em pleno coração do Alentejo, e está delimitada pela Serra de Mendro a norte, pelo Guadiana a leste e sul (Portugal); as principais castas produzidas são a Aragonês, Alicante Bouchet, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Afrocheiro, Syrah e Tinta Grossa, e os vinhos brancos são Antão Vaz, Arinto e Perrum, além de produzir azeites e geleias.

A empresa vai assumir as operações do Brasil de importação, venda, marketing e distribuição, com objetivo de baixar os custos dos vinhos e ter maior participação do mercado brasileiro. Nesta oportunidade foram apresentados os principais vinhos da vinícola que estão divididas em três grupos, AnAs, Sobro e a linha Herdade do Sobroso.

IMG_0103

O primeiro vinho degustado foi vinho o AnAs Branco 2013, composição Antão Vaz e Arinto, fermentado em cubas de inox e temperatura controlada durante 30 dias seguidos de curto período de batonnage, aromas de frutas cítricas, fresco com boa acidez; o segundo vinho, AnAs Tinto 2012: sua composição Alicante Bouschet, Syrah e Aragonez, sua vinificação em cubas de inox a temperatura controlada e maceração pós fermentativa prolongada de 21 dias, estagiou por barricas de carvalho de 225 litros por três meses, seu aroma é de frutas vermelhas, vinho frutado de médio corpo, boa acidez e taninos sedosos.

Sobroso Rosé 2012, sua composição: 100% Aragonez, seu mosto proveniente da prensagem das uvas, seguindo fermentação em cubas inox com temperatura controlada durante 25 dias. Seu aroma de frutas, cereja e morango frescos, um vinho bem mineral, muito fresco, elegante e equilibrado.

No segundo grupo foi Sobroso Branco 2013, sua composição Antão Vaz, Arinto e Perrum, sua fermentação e cubas de inox com temperatura controlada durante 30 dias, vinhos aromáticos, frutas brancas e mineral, palato com boa complexidade, acidez equilibrada e elegante. vai bem com frutos do mar. E o Sobro tinto 2012: este vinho ganhou vários prêmios e sua pontuação de 87 pontos Robert Parker e  foi 2° lugar no 50 Top Portugueses por Liam Campbell. Sua composição: Syrah, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon e Aragonez, sua vinificação em cubas de inox sob temperatura controlada e maceração pós fermentativa prolongada de 21 dias, estagiou por barricas de carvalho de 225 litros por três meses, vinhos de aromas de frutas negras, maduras e chocolate, na boca é complexo e estruturado, com taninos equilibrados, mas elegante.

O terceiro grupo classificado como vinhos premium da vinícola, Herdade do Sobroso Reserva 2011: sua composição Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon, sua fermentação em cubas de aço inox e temperatura controlada por 15 dias; seu envelhecimento foi de 12 meses em pipas novas de carvalho francês. Seu aroma de frutas negras e vermelhas maduras e notas de cacau, médio encorpado, taninos presentes e acidez equilibrada, com final de boca persistente e um vinho de guarda.
Herdade do Sobroso Cellar Selection 2011, sua composição: Syrah e Alicante Bouschet sua vinificação e cubas inox com temperatura controlada e maceração pós-fermentativa de 21 dias, estagiou durante 12 meses em pipas de carvalho francês Allier de 500 litros, mais 6 meses em garrafa seu aroma de frutas vermelhas, maduras em compota e cacau, na boca encorpado com taninos macios e elegante e bom final de boca.

Ultimo vinho foi o Herdade do Sobroso Tinto 2012, sua composição: um blend de castas Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Afrocheiro Preto, sua vinificação em cubas inox com temperatura controlada e maceração pós-fermentativa de 21 dias, estagiou durante 14 meses em pipas de carvalho francês Allier de 500 litros, seu aroma de frutas negras e vermelhas maduras, e toques de chocolate, no palato vinho encorpado e complexo, taninos presentes e acidez equilibrada, final longo e intenso, bom para ser degustado daqui a alguns anos. Este vinho teve pontuação Robert Parker (90 pontos) e  Thomas Clancy (91 pontos).

IMG_0095

[Por Ney Ayres | Fotos Watermag]

Compartilhe nas redes sociais!

0 Comments Join the Conversation →


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *